top of page

 

O artista

Um pouco da vida de Anderson Augusto


No ano de 1962, em Miradouro, interior de Minas Gerais nasceu, numa família simples, Anderson Augusto de Souza Pereira.
 
O filho de Dona Hilda e Sr. Adelino desenvolveu seus estudos básicos na cidade de Muriaé onde, já muito cedo, descobriu seu talento para as artes plásticas. Incentivado por amigos e familiares começou a desenvolver seus trabalhos artísticos e, autodidata, já se lança em suas primeiras obras a óleo. Teve alguns desenhos publicados na coleção "Revista da Historiografia Muriaeense" aos 15 anos de idade.
 

 

 

Em 1983 iniciou o curso intensivo de desenho e pintura na Escola Panamericana de Artes de São Paulo. Colaborou como ilustrador para vários movimentos e eventos sociais, participando durante anos da elaboração de grandes painéis para encontros de formação popular em  São Paulo e em outras cidades.  Sua formação filosófica e teológica, pouco a pouco, vão refletir nas temáticas sociais, populares e religiosas das suas obras.
 
De 1986 a 1988, em Muriaé, como um dos artistas responsáveis , participou da equipe de execução da escultura "O trabalhador", de autoria de Sérgio Campos. Neste período também realizou sua primeira exposição no espaço Gregório de Matos Guerra.
 
Em 1990 se integra ao grupo de artistas populares - MARCA (Movimento de Artistas da Caminhada) - através do qual conhece a organização de solidariedade italiana, Ca'Forneletti, onde participa de intercâmbios de arte e cultura pela paz e integração entre os povos, com oficinas nas escolas, exposições e realização de obras. Durante um período na Itália, cursou técnicas de afresco no Istituto Italiano de Arte Artigianato e Restauro de Roma.
 
Nas suas atividades como missionário, sempre se dedicou à arte e cultura. Na Cidade de Deus - RJ, onde morou durante sete anos, foi um dos idealizadores da Casa de Cultura Cidade de Deus.
 
Possui vasta experiência com pinturas de grandes proporções, como cenários, painéis, e arte sacra em capelas e igrejas, com obras em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Com obras em Igrejas e em alguns espaços de cultura destaca-se o quadro “Zumbi dos Palmares” que se encontra no Salão dos Heróis Latinoamericanos, em Caracas, Venezuela, e várias obras na Itália, sobretudo na Instituição Ca’Forneletti, Valeggio, Itália.
 
Nos últimos anos dedica-se à arte como ilustrador, pintor e projetos de Arte em espaços celebrativos, movimentos sociais e educativos.

 
bottom of page